O sabor do pão italiano
As receitas do tradicional pão recheado italiano (ou o pane rippieno) são muitas, cada chef tem a sua especialidade.
A receita que vou mostra é de família; o preparo, artesanal; e o sabor, indiscutível. Quem prova sempre quer mais. É uma especialidade criada pelos italianos do norte. Lá, é conhecido como pane rippieno. Aqui, é o pão recheado.
Milagre, a gente vê brasileiro fazer todos os dias. Portanto, não se espante com o Dimi, um baiano, nascido em um vilarejo perto de Feira de Santana, que se tornou um mestre na tradição italiana do pane rippieno.
Pão tem história, tem tradição, mas tem também ingredientes que ninguém explica. Não bastam só a água, a farinha, o sal e o fermento. Tem a boa mão do padeiro - é ela que faz a massa crescer leve e macia no forno. Fica bonita de ver e gostosa de comer.
A massa do pão é a mesma da pizza: farinha (uma mistura especial e bem fininha), água mineral (porque não pode ter cloro), sal e fermento biológico. Mas as mãos de Dimi sabem fazer o milagre do pão. Ele mistura, amassa e amacia. A massa descansa e cresce
Dimi vai entremeando camadas de pão, azeite e lingüiça e enchendo as formas como um bolo. Aí, é deixar que o fogo faça seu trabalho. No calor do forno, o pão cresce, o perfume aumenta e deixa a cozinha inteira salivando de vontade e esfumaçando de encantamento o inverno tropical.
Matéria: Franklin Bezerra
Postar um comentário